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quarta-feira, 21 de março de 2012

Mito e Publicidade


Em 480 a.C. estava sendo construído o templo Partenon em Atenas, o maior e mais conhecido local de adoração dórico da época. Ali, estaria sendo inaugurada uma prática introdutória ao mito e consecutivamente a todas suas vertentes, as quais participaram cotidianamente na vida das pessoas e servem de base para viver nossa atual realidade. Ou fugir dela.
A crença do indivíduo na mitologia foi concebida por uma necessidade de fuga do real, que foi popularizada através do que em propaganda é chamado de agulha hipodérmica. A dinamização das ideias contidas nos mitos, fez com que estes se tornassem uma ferramenta essencial para a sobrevivência da atual sociedade.
A propaganda propicia o surgimento e a consolidação de uma mitologia em um contexto social, pois os heróis, celebridades e os arquétipos contemplados só surgem após o efeito propagandista de divulgação e identificação do indivíduo para com o “astro”. Logo, com mitos sustentados e criados agindo na sociedade, o recurso da propaganda torna-se indispensável e essencial para a atual sobrevivência, tal como sua criadora: a mitologia.   




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