QUER COPIAR UM TRECHO ? Clique aqui

Ambos de minha autoria,
Seja bem vindo!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Os Famosos e as Causas Sociais

RETIRADO DO SITE ÉPOCA, DE WALCYR CARRASCO


Acabo de ler um artigo super interessante na revista New Yorker.
Fala sobre os famosos e seu engajamento em causas sociais. Nos Estados Unidos, famosos costumam contratar até consultoria para saber onde disponibilizar sua imagem e seu dinheiro para ajudar a quem precisa. Um exemplo é o de Angelina Jolie que hoje mantém, com Brad Pitt, uma fundação. Seu engajamento é sincero. Mas inicialmente, a participação em causas sociais ajudou a melhorar sua imagem. Por falta de orientação, Angelina quando mais jovem chegou a ficar em silêncio enquanto um namorado declarou, numa entrevista de TV, que haviam transado no carro a caminho do programa. Hoje isso seria impensável para a elegante senhora Brad Pitt. Aconselhada a melhorar a imagem, Angelina foi visitar os campos de refugiados do Camboja, encantou-se pela causa e tornou-se uma ativista social. Do ponto de vista do público, sua imagem melhorou, e como!
Recentemente, Ashton Kutcher chocou-se ao saber da exploração sexual de meninas, não só na Tailandia como no próprio Estados Unidos. Ele e outras celebridades, como Sean Penn protagonizaram comerciais onde, por exemplo, Penn fritava um hamburguer no ferro elétrico e Kutcher trocava meias usadas por novas, para não lavá-las. E vinha a pergunta: “Você compraria uma garota?”  A idéia era sensibilizar as pessoas para o problema.
Também é frequente ver idolos de Hollywood levantando fundos para causas sociais.
Aqui é bem mais raro. Estou cansado de ver nossos famosos posando com novos amores, falando de suas carreiras, se esbaldando em camarotes vips e até tomando sorvete na praia. Bem que gostaria de ver algumas de nossas atrizes visitando orfanatos, asilos de velhos. Faz falta, não?
Conheço  honrosas exceções. Uma é o Sérgio Marone, que se dedica a causas para melhorar (e salvar) o planeta. Seu foco tem sido a Ecologia, que é importante.
Agora o Otaviano Costa me surpreendeu. Está organizando um leilão beneficiente numa Casa Cor que vai acontecer em breve em Cuiabá. A renda é toda para obras sociais. Está captando objetos dos famosos: o Luciano Huck (que també gosta de causas sociais) já aderiu.
Eu também devo aderir. O Otaviano pediu um objeto da minha casa. Estou pensando em…bem, pintar um quadro. Não sei se vou conseguir. Bem que gostaria.
Mas só dôo se não ficar horrível!
Quem sabe iniciativas como essa não sejam um estúmulo para nossos famosos oferecerem o nome, a imagem e quem sabe, até uma graninha, para melhorar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário